Precisamos mesmo de um sentido para nossa vida ???

Leonardo Vieira Neto
6 min readJun 30, 2020

--

"Contestar o sentido da vida é a mais verdadeira expressão do estado do ser humano."

- Viktor Frankl

A busca por sentido é intrínseca do ser humano, vivemos em um tempo que é sempre necessário ter um propósito, trabalhe com um propósito, viva um propósito, tem relacionamentos com propósito.

Ouvimos por aí que o sentido da sua vida deve ser a sua maior motivação e você age o tempo inteiro baseado nele. Temos "coaching" para todas as áreas da nossa vida(relacionamento, carreira, negócios, financeiro, alimentação, fitness, estudos, gastos) ouvimos por aí que o sentido da sua vida o mantém vivo e faz com que você continue realizando tudo o que você realiza.

Quando tem um forte motivo para viver você é impelido a querer viver de verdade. E então, a partir disso, você se torna capaz de passar — com alegria e coragem — por qualquer situação, por mais difícil que ela seja.

Platão já dizia que o homem é um ser que está em busca de significado. Nós queremos, naturalmente, entender o significado de tudo. Queremos saber o significado da vida, qual seu sentido e sempre buscamos um propósito maior.

Para a filosofia antiga o sentido da vida consistia, primordialmente, em encontrar a felicidade. Mas a felicidade tem, logicamente, concepções diferentes. E pessoas diferentes encontram a felicidade de maneiras diferentes. Pensei em falar mais sobre felicidade aqui, mas por ser um tema tão amplo, preferi deixar para outro artigo, que publicarei em breve.

Charge brincando com o sentido da vida

Cada religião tem a sua própria visão sobre o significado da vida isso muda de acordo com a vertente religiosa.

Para os budistas o sentido da vida é encontrar a felicidade absoluta, que não depende de fatores externos — como dinheiro –, e pode ser encontrada quando conseguimos acabar com todos os nossos sofrimentos.

Para os judaísta o sentido da vida se encontra na reverência perante a Deus e no cumprimento das leis divinas.

Para os cristãos o significado da vida é honrar e glorificar a Deus.

Além de filósofos e religiosos, muitos escritores famosos falaram a respeito do sentido da vida. Como por exemplo Franz Kafka, considerado um dos mais influentes escritores do século passado, que disse a seguinte frase:

"O Sentido da vida é que ela termina"― Franz Kafka

O sentido da vida varia muito de acordo com a situação da pessoa, onde ela nasceu, como foi sua criação como pessoal. Para uma pessoa que mora em uma área de conflito na África, oriente médio, o sentido da vida pra ela está em ter o que comer, saúde e sobreviver a cada dia. Uma pessoa que mora no sertão brasileiro, ter um gole de água

Penso que o mais importante e saudável é que cada indivíduo construa o seu próprio significado e propósito de vida, temos que ficar atentos nas ações que estamos tomando, no rumo que estamos seguindo em nossas vida e principalmente se estamos fazendo por vontade própria ou por algum motivo externo, seja por moda, padrões sociais, etc….

Ainda temos questões que variam de pessoa para pessoa, o negro tem que se impor como negro todo dia, isso é um sentido da vida para ele. A mulher tem que se impor como mulher todo dia, isso é o sentido da vida para ela. A pessoa com deficiência tem que se impor como pessoa com deficiência todo dia, isso é o sentido da vida para essa pessoa.

Imagem com duas estradas, dois caminhos, uma seta azul para cada lado da estrada

Viktor E. Frankl, um neurologista austríaco, na sinopse do seu livro "Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração" diz que:
"Nos seus momentos de maior sofrimento, no campo de concentração, o jovem psicoterapeuta Viktor E. Frankl entregava-se à memória da sua mulher — que estava grávida e, tal como ele, condenada a Auschwitz. Conversava com ela, evocava a sua imagem, e assim se mantinha vivo. Quando finalmente foi libertado, no fim da guerra, a mulher estava morta, tal como os pais e o irmão. No entanto, ele alimentara-se de outro sonho enquanto estava preso, e, este sim, viria a realizar-se: projetava-se no futuro, via-se a falar perante um público imaginário, e a explicar o seu método para enfrentar o maior dos horrores. E sobreviver. Viktor E. Frankl sobreviveu. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração — a Logoterapia."

O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência — fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra na primeira parte a sua dramática luta pela sobrevivência. E na segunda, em breves páginas, sintetiza os mais de 20 volumes ao longo dos quais desenvolveu o seu método — aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.

E aí ? Como ter sentido na vida quando tudo está indo de mal a piorar ? Quando nada está dando certo em nossas vidas ? Quando chegamos ao fim do poço ?

Nos dias atuais, com essa pandemia, todos em casa, isolamento social, medo, ansiedade, temos visto que levar uma vida simples é uma vantagem, quanto menos você gastar, quanto menos você for um consumista, menos você está sentindo os baques, dos dias atuais.

Quanto menos o sentido da sua vida for alinhado à algo material, menos você irá sentir caso não consiga ter aquele bem material. Levar uma vida com menos ter e mais ser, tem sido uma grande vantagem atualmente.

Imagine que você é um foguete, apontado pro céu, estacionado e sem combustível, de que adianta você ser um foguete, com tanta tecnologia, a lei da gravidade irá operar sobre você e você ficará estacionado, ali, parado. Enquanto não funcionarem o seu motor, dar aquela explosão toda e você sair da inércia, não irá sair do lugar. Usando essa ilustração, o sentido da vida é esse motor que nos move diariamente, estar vivo é essa energia, assim como no caso do foguete, se não tiver essa energia não teremos vida, ficaremos parados, estacionados. Não consigo resumir a vida em um sentido, penso, penso e não consigo chegar em apenas um sentido. Diariamente tenho vários motivos, vários sentidos, varias motivações. Um momento com meus sobrinhos, uma conversa pelo zoom(isolamento social) com um amigo, ajudar uma pessoa, ser um pessoa melhor, menos egoísta, menos hedonista, menos, ser uma pessoa melhor a cada dia, fazer diferença na vida das pessoas, sermos amados, sermos queridos, poder vivenciar cada dia como um dia especial, já faz sentido!

Um foguete espacial da Nasa prestes a ser lançado pro espaço

O que você imagina não é real, a menos que você acredite que seja real. Faça este exercício. Quando sentimos preparados e confiantes costumamos andar em frente, com a cabeça erguida, ombros levantados, coluna ereta e postura firme. Seu corpo muda porque a qualidade dos seus pensamentos muda. Levante agora e faça isso. Ande para frente com a cabeça focada num ponto, ombros levantados, coluna reta e postura firme. O que você sente? O engraçado de tudo isso é que você só precisa dar um “PLAY” para começar. Você achou esse exercício difícil? Acredito que não. Essa prova é simples e objetiva porque a decisão da mudança é simples, não exige esforço nem muita queima de calorias, basta um “SIM” e tudo muda…

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém." DALAI LAMA

Eu e Ego conflitam diariamente dentro de sua mente e apenas você pode decidir o veredicto desta grande batalha. Quando o Ego prevalece, você privilegia seu egoísmo e orgulho, reforçando aspectos pertinentes apenas a você mesmo, criando choques com entes queridos e transformando seus relacionamentos em laços frios e mascarados por sentimentos errôneos, ou seja, que não são verdadeiros.

“A vida é desprovida de sentido. Você dá sentido a ela. O sentido da vida é aquilo que você atribui a ela. Estar vivo é o sentido.” - Joseph Campbell

❤ Gostou? Vamos espalhá-lo — curte e compartilha aí !!!!!!

“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” - Salmos 34:4

--

--

Leonardo Vieira Neto

Desenvolvedor desde 2003, larga experiência no desenvolvimento de sistemas das mais variadas áreas e modelos de negócios.